segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Cantar e rezar em outra lingua?


Quando eu ainda era abiã (novato) há 40 anos atrás, ficava preocupado em decorar as cantigas em yorubá e então as rezas? Era um tormento, escrevia pedacinhos de papel com a sonoridade que ouvia a famosa "cola", e fui decorando até chegar um ponto que cantava e rezava perfeitamente em yoruba, e assim fui yawo, egbomi, babalorixa, awo de ifa, mas sempre procurei aprender cada vez mais da lingua yoruba.
Ensinei meus filhos de santo....era uma tortura rsrs, mas alguns aprenderam outros não.
Hoje depois de muito tempo na religião, vejo que dispendi um esforço para rezar na lingua.
Os Orixas, Olodumare, Orunmilá, Exu todos são poliglotas, voce não precisa ficar como fiquei muitos anos como um papagaio que falava mas não entendia o significado.
Que adianta rezar em outra lingua sem entender as palavras? Melhor rezar na sua lingua com o coração o sentimento, que dirá as cantigas (pontos)?  Como saber que a pessoa que está rezando p vc em outra lingua está realmente pedindo ajuda aos Orixas, ou Exu? Creio que é melhor rezar com o coração na sua própria lingua.
Ah mas é tradição porque os Orixas nasceram na Africa, kkkkkk, Orixa não nasceu na Africa, eles estão em todos pontos desse planetinha chamado Terra, são energias de altíssimo grau que comandam as forças da natureza.
Eu vi fotos de um terreiro no Japão com congá, atabaques e eles cantavam em japones, será que eram entendidos pelos orixas invocados em lingua japonesa?  Claro que SIM
Colocar nos dias de hoje as tradições é realmente um ensinamento, mas devemos estar atentos porque muita coisa muda, evolui, se completa, não podemos mais ser radicais.
Achar que a doutrina africana é perfeita é um erro,pois todas as doutrinas desde o catolicismo até as atuais não refletem realmente a verdade, e qual é a verdade? Ninguem na terra encarnado sabe
Vamos rezar com o coração com sentimento, sabendo o que estamos falando, a palavra é o verbo, a palavra é força temos que saber o que estamos falando e qual o sentido da frase.
Pensem nisso
Saúde e Paz
Babá Pedro de Odé