sábado, 10 de novembro de 2018

Gira de Umbanda, girar o medium o que é?


A chamada "gira"é a reunião de iniciados que cantam e dançam formando um circulo, sempre no sentido horário, em muitas casas é nesse momento que o Orixá incorpora ou irradia mais ainda o médium, visto que ele estando cantando e dançando, sua atenção está completamente voltada para gira em sí, esquecendo momentaneamente de tudo que passou em sua vida nesses dias atras.
Ficando sua mente e corpo propícios a receber energias mais sutis.
 Agora "girar o iniciado" é algo totalmente diferente, vejamos: Algumas casas o dirigente roda literalmente a pessoa chegando ao absurdo de deixa-la cair ao chão, e no chão ficará.
Ora, é totalmente diferente de rodar o iniciado amparando, e digo mais, só em casos raros deve ser rodado o iniciado, pois a incorporação independe desse ato, deve vir com calma e com tempo sem apressar por quaisquer meios que seja.
Existe toques de atabaques que ajudam o neófito facilitando a incorporação chama-se Bolonã, usado em muitas casas de candomblé e também de Umbanda, sem girar apenas dançando ou ficando no centro de uma roda de yawos.
Creio que nada pode ser forçado, antigamente no meu tempo quando o abiã ( inciado) não conseguia incorporar nem levemente, fazia-se um chá ( que não descreverei) e era servido ao médium apenas uma xícara, ele voltava ao roncó ( quarto de santo) e após meia hora aproximadamente, retornava ao barracão para a roda. Imediatamente o Orixá incorporava, será que incorporava??
Ou era o Self dele se manifestando por meio de uma beberragem levemente alucinógena ?
Deixo a conclusão para vocês.
A natureza não da passos largos, a espiritualidade também, lembre-se a pressa é inimiga da perfeição.

Saúde e Paz
Baba Pedro de Odé