sábado, 17 de junho de 2017

Axexe O ritual da passagem do Aye para o Orun


O rito do funeral do iniciado ou do dirigente do terreiro

Já presenciei por 4 vezes esse ato que é muito triste, vou descrever superficialmente
O falecimento do iniciado ou do dirigente de um terreiro começa na abertura do "faim"( minusculo corte feito na cabeça do iniciado no momento da sua iniciação,ligando o orixá a sua matéria), pois bem, na morte esse corte também é executado rompendo assim essa ligação.
Algumas casas coloca-se um pano branco na entrada simbolizando o luto
Do mesmo modo que essa ligação espiritual é rompida, seus pertences materiais também deverão ser entregues não ficando nada na casa. Exatamente 7 dias após o falecimento inicia-se propriamente o Axexe com todos reunidos no salão e todos os ibás do falecido seus pertences, fios de contas  tudo colocado no centro do salão e todos em volta cantando para o Orixa do falecido, para Oya, para Ogum isso tudo com as comidas dos orixas em volta.
Após começa realmente o ato cantando para Baba Egum e batendo o atori ( varinha de amora) até sentir a presença do espirito do falecido quando todos viram as costas e todos seus pertences são quebrados. ( O Ato de virar as costas e quebrar seus pertences indica que ele já não faz parte do mundo dos encarnados) um ato muito triste. Após isso tudo é colocado em um balaio que somente o Orixá Ogum ou Oya poderá carregar esse balaio fora do terreiro que será entregue nas águas.
Admite-se entretanto que apenas alguns itens poderá ficar como lembrança do falecido como alguns fios de contas, nunca o assentamento (ibá) do orixá.
O terreiro ficará fechado por 1 ano se for o dirigente falecido, ou por tempo determinado conforme o cargo que ocupava, isso varia de casa para casa.
Gostaria de enfatizar que não se deve ficar com o ibá do falecido é um ponto material que já não tem razão de ser visto que seu dono está no Orun.
Do mesmo modo quando a pessoa em vida quer deixar a religião, seus ibás terão sim que ser entregues e não ficar cultuando o que na realidade não tem mais sentido, ou então pagar a uma casa para cuidar dos seus ibás...totalmente errado sem fundamento.

Cuide de seus Orixas com amor, tenha orgulho de sua religião, trabalhe sempre para o bem e quando nossa hora chegar, nossos amigos estarão do lado de lá nos recebendo com alegria

Saúde e Paz
Baba Pedro de Odé