domingo, 28 de junho de 2015

Umbanda Raiz


Origens da Umbanda Raíz

Quando a umbanda surgiu no Brasil? O fundador da Umbanda foi o Zélio com o caboclo 7 encruzilhadas??
A umbanda pura de raíz é derivada do candomblé misto, o que é candomblé misto??
Os africanos guerreavam entre si por vários motivos, e os cativos das guerras eram vendidos como escravos, aproveitando essa situação os portugueses compravam os escravos dos reis das tribos vencedoras, muito pouco, mas muito pouco mesmo os portugueses caçavam negros, visto que a habilidade dos negros em sua terra, o conhecimento do terreno, o forte calor da África favorecia os negros em gênero numero e grau. Então era mais fácil compra-los por ninharia.
Vinham muitos para o Brasil em galés de varias etnias e religiões, falando também dialetos diferentes, não se entendendo e com animosidades a flor da pele.
Chegando aqui, depois de vendidos para as fazendas, açoitados, quebrados moralmente, sem referencia de sua terra natal, exaustos pelo serviço pesado, só tinham um consolo: o negro de outra tribo antes rival agora era o único que podia sentir na pele seu sofrimento, então os ânimos foram acalmando...... e sua religião?? Bem encontraram traços semelhantes porem com nomes diferentes  como: Olorum (yorubas/JEJE) Mawu (Fon) Nzambi (angola) para o criador supremo ,Ogun (yorubas ) Roxi mukumbe (angola) etc....
Mas como cultua-los  nessa terra católica?? Procuraram então na vegetação encontrada aqui algumas folhas e favas que parecia com as de suas terras, As sinhazinhas jogavam fora algumas sopeiras trincadas que foram escondidas pelos escravos, suas roupas usadas, espelhos, e apetrechos diversos; montaram assim os primeiros Ibás dos santos, seguindo a tradição e o consenso deles daquela fazenda.
Um domingo por mês os donos da fazenda dedicavam  um dia de folga para eles dançarem, então cavavam um buraco no centro do terreiro e enterravam fundo aqueles ibás montados  com as sobras, e dançavam cantavam para seus Nkises, orixás, voduns  etc... e comiam as sobras dos senhores de engenho, por ex: feijão preto era praga não tinha valor comercial, cabeça e pés de porco não eram comidos pela elite, miúdos em geral eram desprezado pelos senhores... havia  a vontade verduras e algumas frutas, algumas caças pequenas, pronto : a comida dos orixás estava arrumada.... Nascia o candomblé misto no Brasil, misto visto que foi oriundo de varias tribos com algo em comum.
Mas no candomblé os Voduns não falam só dançam em transe, confortava mas não dava a esperança, uma palavra de consolo por uma entidade faria tão bem aquele povo... mas Vodun, Inkisse  ,Orishá não fala.
Com a imposição do rei de Portugal, que cada peça deveria receber um nome cristão e ser batizado caso contrario os impostos das peças seria triplicado, alguns donos de fazendas bem rápido mandou construir bem longe da capela da fazenda, uma  outra capela para os homens pretos agora batizados, como:  Jose de Angola,  João de Nagô,  Benedito do Congo  etc.... e colocaram imagens dos  santos católicos porque os jesuítas vinham uma vez ao mês rezar a missa para os escravos.
Pois bem, sempre existe um líder e esses líderes mais uma vez contornaram a dificuldade associando os seus orixás com os santos católicos, sendo Jesus o maior de todos associa-lo com Oxalá era perfeito. São Jorge pela espada (ferro) a Ogum   e Exu era o diabo etc... nascia assim o sincretismo.....nascia a Umbanda
Não da umbanda exotérica, de Atlântida, a umbanda carismática, e outras tantas que surgem por aí, mas da umbanda simples pé no chão.
Os negros aproveitaram parte dos rituais católicos como defumação em seus cultos e foi assim crescendo o conceito dos negros cristãos pelos senhores de escravos. Negro cristão valia bem mais, pagava menos impostos, e foi muito bem tolerado até pelo clero vigente.
Com o decorrer dos anos, os espíritos que pereceram aqui nesta terra, como os índios umas das primeiras tentativas de escravidão que nunca deu certo, o índio morre,  mas não aceita ser escravo, começou a incorporar nos negros trazendo assim o conhecimento da pajelança, das ervas da terra, do conhecimento das entidades indígenas como Tupã, Anhagá, Yara, seus cachimbos com ervas tabaco e outras, sua bebida Aluá de milho e abacaxi fermentado.
Os escravos e filhos deles já desencarnados também incorporavam trazendo ensinamentos pra vida, já misturando os espíritos da terra brasilis com africanos, católicos, falavam davam conselhos, bebiam comiam, dançavam como se estivessem vivos, era um alento para os negros e seus descendentes da época.
Tempos passaram tudo mudou a Umbanda e o candomblé  mas a discriminação nunca acabou, idos de 1940/50/60 a policia fechava e prendia quem estivesse em um terreiro de umbanda e candomblé.
O caboclo das 7 encruzilhadas pelo médium  Zelio, foi um marco para a umbanda, mas ele não a fundou como consta em alguns livros a Umbanda foi fundada pelo espíritos dos negros índios brancos daquela época eles essa falange magnânima e abençoada que merece os creditos, não desmerecendo em hipótese alguma os ensinamentos do seu 7 encruza.
A Umbanda está tão distante hoje de sua raiz que temos até faculdade de Umbanda vejam só que absurdo com livros de uma gravura ímpar como o Protosintese cósmica do ridículo mestre Araphiaga, um louco que mistura  conceitos de  candomblé com astrologia com Gnose, com kardecismo, com umbanda raiz  etc... tamanha salada... mas está milionário
Está cheio de cursos como magia das velas, das pedras, das folhas, dos portais da libertação, e livros, livros,  livros de lindas capas e pouco conteúdo temos até cruzeiro marítimo em transatlântico com simpósio sobre umbanda
Mas e a umbanda verdadeira??? a dos pretos velhos? dos caboclos?? da irradiação magnífica de um Orixá ancestral?? da simplicidade? da caridade?? Dos pés no chão??
E o candomblé antigo de preceitos tão nobres conspurcados pelos pais de santos que querem dinheiro, fazem o mal, sacrificam animais, esquecem o uso da folhas?? Dos  ebós  de limpeza, das comidas como antigamente ofertavam aos orixás??
è amigos o mundo evolui tecnologicamente mas a fé hoje é moeda de troca infelizmente
Vamos  fazer vamos divulgar a umbanda simples com os princípios antigos da simplicidade o mais puro do ancestral da Àfrica com o mais puro dos ensinamentos de nossos pretos velhos caboclos, boiadeiros,êres e principalmente de nossos Exus
Saúde e paz
Baba Pedro de Odé