sexta-feira, 31 de março de 2017

O LUXO DESNECESSÁRIO


Hoje iremos falar de um assunto que irá magoar muitos adeptos do Candomblé, da Umbanda, mas minha ótica é o meu modo de pensar, e procuro sem meias palavras explicar a realidade que acontece em varias casas de santo.
Observem as fotos acima, o luxo do Candomblé e a simplicidade das mulheres africanas.
Primeiro na Africa não existia roupa de "baianas" inclusive por não conhecerem esse tipo de vestuário e segundo pelo desconforto de usarem essas roupas cheias de saiotes além do calor ser muito forte.
Aqui no Brasil nas saídas de santo vemos as pessoas vestidas com o mais fino tecido, roupas que chegam a custar R$ 5000,00 coisa muito elaborada e sinceramente lindas, lindas mesmo.
Para fazer uma iniciação, os custos de material em várias casas são muito elevados chegando a custar perto dos US$ 20.000,00 isso mesmo dólares amigos ( não irei citar a casa por motivos óbvios) além da roupa da saída no barracão.
Pergunto qual o motivo desse luxo? O Orixá precisa mesmo vestir-se dessa forma, com roupas de baiana cheia de pedrarias? Muitas vezes o iniciado teve até que vender algum bem para arcar com as custas desse show efêmero?  Efêmero sim, porque a saída resume-se em apenas 1 único dia) E aqueles que são humildes vivem de alguns salários mínimos? Será que seu Orixá é menos ou menor daquele que ostentou todos esse luxo?
Pura vaidade queridos leitores, pura vaidade...isso contaminou o Candomblé, e na Umbanda,  eu próprio vi caboclos, cada um ostentando cocares suntuosos, parecendo índios americanos Sioux, ou com penas enormes na cabeça, quanto maior  o tamanho da pena seria o " chefe da tribo", pretos velhos fazendo mil e um "pseudos-amuletos" tudo para impressionar os mais crédulos, aquelas pessoas que tem preguiça de pensar e impressionam com as vestimentas, os paramentos e toda a liturgia apresentada de forma errada.
A verdade verdade mesmo é que dentro do roncó (quarto onde a pessoa será realmente iniciada) é muito simples, o iniciado deverá dormir em esteira no chão, sua roupa será apenas roupa de ração ( branca, simples, sem enfeites) aí sim é o local onde o Orixa realmente estará presente. Eu vi em muitas saídas de santo o iniciado estar apenas com a radiação do Orixa devido a que? O nervoso do iniciado ao sair no barracão, o medo de dar alguma coisa errada, o tumulto dos convidados, os grandes "pais de santo" estarem presente sentados como reis nas mesas cheias de comidas e bebidas colocadas para acomoda-los. Tudo isso reflete no inciado, então qual o motivo desse luxo?
VAIDADE VAIDADE E VAIDADE
Eu já passei por tudo isso, já vivi toda esse experiência, já tive que vender bens para poder honrar com essa tradição, hoje com 40 anos de iniciado recordando tudo que passei afirmo ser totalmente desnecessário.
Muitas vezes meus amigos MENOS É MAIS.
Uma saída de yawo simples, com verdadeira humildade, e com todos os procedimentos corretos com certeza sera de agrado ao Orixa que não precisa de luxo e sim de fé,
Pensem nisso
Saúde e Paz
Babá Pedro de Ode