domingo, 20 de setembro de 2015

Canto dança e atabaques qual a explicação?

Muitos perguntam, qual o motivo de dançar e cantar pontos no terreiro? muitos centros e outras religiões predominam o silencio, porque essa diferença?

Amigos, cada um louva Deus, Olorum, Ala do jeito que aprenderam desde criança
Nos cremos que o silencio é relativo, aquela frase que o silencio é uma prece é mentira, vejamos: você está em um local silencioso, mas seu pensamento não, seu pensamento não para, atraindo boas energias ou não, esse pensamento soma-se a outros que estão no mesmo recinto com vibrações diferentes, do lado espiritual é como se vc estivesse em um campo de futebol de tanto barulho.
Quando cantamos estamos louvando os orixas, e com o som dos atabaques e dança, a assistência fica mais compenetrada prestando atenção em tudo que esta vendo, os movimentos, as letras dos pontos cantados e também com o som dos couros.
Isso ajuda a não dispersar o pensamento para coisas improprias ao recinto religioso, seus problemas pessoais etc...
Para os médiuns é de suma importância visto que cantando com vontade é como orar com fervor, e dançando, os movimentos desprendem-se energias negativas que são antagônicas à alegria e a prece
Louvar a Deus ou aos orixas tem sempre que ser com vontade, com alegria, eles não gostam de tristeza, negativismo
Já diz o ditado : quem canta seus males espanta  -  é uma grande verdade, pensem nisso
Saude e Paz

Humildade é a palavra chave para abrir todas as portas






Seja você um abiã ( inicio da vida religiosa) Yawo ( Iniciado) Ekedjis ( cargo respeitado no candomblé) Baba/Yia kekerê ( pai ou mãe pequena) Babalorisá ( pai de santo).

Amigos em muitos anos de vivencia em Candomblés e Umbanda, tenho visto muito a falta de humildade em todos os estágios da religião, desde o iniciado até o sacerdote, ao iniciado é comum as conversas " meu santo ou exu é forte, poderoso, ele faz mesmo", aos demais cargos prevalecem o posto que ocupa seja Ekedjis, a auxiliar direta do orixá, o Pai ou a mãe pequena, cargo muito importante na religião, exercendo a disciplina, e fiscalizando todos os atos e até o próprio babalorisá (pai de santo).
Falta hoje nos terreiros seja umbanda ou candomblé, as conversas reuniões para ensinamento, revelando modos para fazerem tais e tais procedimentos seja de um simples ebó até uma feitura de santo.
Porque de tudo isso?? Simples amigos pela falta de humildade. A humildade que falta em muitos zeladores de santo, não ter a coragem de dizer : Não sei esse ato, mas vou pesquisar e conversar com os mais velhos, depois falamos. Aos cargos, muitas vezes com berros ordenam que façam certas coisas como varrer o chão, depenar galinhas etc... esquecendo de dizer a palavra mágica "POR FAVOR E OBRIGADO" NINGUÉM VAI PARA UM TERREIRO OU ROÇA PARA SER MALTRATADO, entretanto é que vemos por aí nos bastidores. No barracão tudo lindo, mas atras.....
Então o que acontece? O neófito se decepciona com tudo que viu e ouviu e abandona a religião tão bela.
È fundamental nos dias de hoje com a informação ao alcance de todos, que desmistifiquem essa áura de superioridade dos cargos mais altos que deveriam dar o exemplo, como parar de excluir os que estão sendo iniciados nos atos praticados pelo terreiro, seja ebó até feitura de santo, todos devem saber o que vão passar antes de entrar no roncó ( quanto de santo onde o iniciado é recolhido)
Eu tive a oportunidade de ser iniciado há 36 anos  em uma casa onde tudo era explicado e vivenciado por todos, e nada prejudicou minha formação sacerdotal
Quanto aos sacerdotes, é difícil só pelo jogo determinar com 100% de exatidão o orixá de uma pessoa no momento exato, precisa ter a humildade de esperar muitas vezes algum tempo e alguns atos para que o orixá se revele e algumas vezes ser confirmado por outro sacerdote como segunda opinião.
Pensem nisso, antes de entrarem de cabeça em uma casa, analise e ouça seu coração
Saúde e Paz