terça-feira, 14 de março de 2017

YEMANJÁ


Yemanjá /Yemojá / Janaína / Odoya /  e tantos nomes recebe em varias regiões e religiões no Brasil
Mas Yemanjá e corruptela do nome Yeye - Omó - Ejá ( Yeye = mãe  Omó = filho Ejá = Peixe) mãe de todos os peixes.
Na Africa Yemojá não é a divindade do mar e sim de toda água seja doce ou salgada H2O, o soberano do mar chama-se Olokun.
Mas no Brasil Yemanjá é a senhora do mar, o principio da vida neste planeta, a grande e imensurável fonte de oxigênio e alimento devido a isso é conhecida como a grande MÂE.
Tambem aqui no Brasil Yemonja é conhecida em vários candombles e Umbanda como a senhora que ajuda com problemas de "cabeça" assim sendo na maioria dos Oris reza-se para ela, na Africa quem é o responsável pela cabeça das pessoas chama-se Ajalá ( falei a grosso modo não vou entrar nesse tema que é vasto e polêmico)
Yemonjá é só uma, força dos mares, mas conforme seus caminhos recebe vários nomes ou qualidades como aqui no Brasil se diz, temos Yemojá Soba, Yemojá Ogunté, e muitas outras, mas se a pessoa for feita no santo apenas como Yemojá está certo?
Claro que está, sem dúvida, a força energética é uma só, independente de "qualidades" que existe só em nosso país.
Vejo todos os anos as pessoas levando barquinhos de isopor cheio de perfumes, espelhos etc....será que Yemonjá gosta mesmo disso?
Respeito as opiniões de quem ainda faz isso, mas, DEFINITIVAMENTE NÃO, é uma prática que apenas suja o mar
Existe uma lenda Africana que conta assim:

Há muito tempo atrás, o mar não tinha ondas, era calmo, sempre calmo, parecia uma imensa lagoa, e Yemonjá vivia nessas águas calmas e limpas, então os seres humanos começaram a jogar todo tipo de sujeira no mar, e até cuspiam na água sem falar outras coisas. Yemonjá se ofendeu e foi reclamar com Olorum o Sr. Supremo, ele ficou indignado com os atos das pessoas que cuspiam e jogavam lixo no mar, local onde nascem os peixes que servirão de alimento para eles mesmos, e ordenou então que Yemonjá devolvesse toda sujeira lançada ao mar, surgiu então as ondas e todo lixo voltou pra terra..

Até hoje com as marés, as correntes marinhas devolvem para terra o nosso lixo que emporcalha os oceanos, os vazamentos de petróleo, o esgoto lançado pelos emissários submarinos, infelizmente muitas tartarugas marinhas comem plástico pensando que é uma água viva, seu alimento e morrem
você acha então, que levar barquinhos com bugigangas ao mar é de agrado de Yemanjá?
Levem flores brancas, e principalmente seu pensamento positivo, sua oração do coração, lave bem sua cabeça, seus olhos, de um mergulho de preferência as 6 horas da manhã em um local da praia isolado e peça para a grande Mãe tirar as energias negativas que tanto absorvemos nessa vida.

Odoya Yemojá

Saúde e Paz
Babá Pedro de Odé