quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Guerra de Santo


Voces já ouviram falar de guerra de santo, quer dizer os santos estão brigando pela cabeça de uma pessoa, com certeza  ouviam muitas vezes.
Então vão a uma casa de umbanda ou candomblé jogam e certamente passarão um ebó para poder ver qual o santo que está na frente, o juntó, e chegam até ver os que estão  ao lado. Chama-se Coroa como na imagem acima.
Estou cansado de ouvir as seguintes frases...meu caboclo é tal.....meu Exu é terrível....meu santo é muito forte... e por ai vai....
Vaidade, vaidade, você não é dono de nada, o santo não é seu...o exu não é seu....o erê tbem não é seu...a verdade e que nem você pertence a eles, são apenas companheiros de jornada
Quanto a guerra de santo não existe.... quando vc saiu da barriga de sua mãe carnal e respirou pela primeira vez ( chama-se hausto da vida ) de acordo com o que foi predestinado a passar nesta encarnação uma força maior, a energia  ( orixa) neste momento ficou imantada em seu ori ( cabeça).
Saber qual seu orixá de frente e juntó é menos importante do que cuidar de seu ori, claro para quem vai seguir a religião é muito importante, mas seu ori em primeiro lugar.
Os orixás não brigam pela cabeça de ninguém, nós somos seres encarnados, não sabemos nem o que acontecerá no dia seguinte, será que somos tão importantes para haver briga entre eles, que sabem exatamente nosso presente e futuro, nossa missão nessa encarnação.
Pensem reflitam, existem muitos rituais antigos que não passam pelo crivo da razão, tudo evolui neste mundo e no mundo espiritual mais ainda. Muitos conceitos antigos estarão sempre em evidencia devido conter grande sabedoria e lógica, mas outros servem apenas para impressionar os mais crédulos, aqueles que tem preguiça de pensar, de usar a seguinte prerrogativa... Por que
Então os grandes ( pais de santo) usam a preguiça das pessoas para ebós, jogo, e assim ganhar um dinheiro de forma fácil, ao invés de aconselhar e cuidar do ori (cabeça) do consulente.
Não estou falando aqui de ebós que realmente são necessários para limpar a aura da pessoa, mas ebós apenas para ver o santo, por curiosidade de saber quem é seu santo.
A palavra SANTO também é errada, remete a igreja católica, no caso são ORIXÁS é o correto
Quem for seguir a religião dou um conselho.... não se precipite, tenha prudencia, observe, claro que para ser iniciado deverá sim saber seu Orixá e Juntó mas tudo no tempo hábil.
Em algumas nações como Ketu, Angola, se faz assentamento de vários orixás denominado Xire, mas o que é realmente imprescindível é o Orixá de frente e seu Juntó, eles que serão mais ativos em suas vidas.
Saúde e Paz
Babá Pedro de Odé