quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Velas e seus tipos e usos


Olá pessoal !! Hoje falaremos das velas, como usa-las,quais os tipos, os motivos, e principalmente como ofertar uma vela a uma entidade e uma pequena magia.
As velas podem ser de vários materiais, parafina, sebo, cera de abelha, mel, etc...cada casa de santo tem seus tipos preferidos, por exemplo alguns candomblés só usam velas brancas, ifá não usa vela no máximo um pequeno candeeiro, a umbanda usa velas coloridas, a igreja católica usa velas, observem que todos, mas todos, usam um elemento comum...O FOGO.....porque? O fogo é um poderoso elemento transformador, transforma tudo que toca, a madeira em cinzas, evapora a água,desintegra a carne.mata todos os germes e vírus, limpa o ambiente, além de proporcionar a luz.
Antigamente usava-se as lamparinas de orixás que falaremos em outro tópico, hoje em dia mais fácil e pratico acendermos velas de parafina, podem ser velas palito, ou 7 dias, brancas ou coloridas, mas como ofertar uma vela? Sua mentalização é o mais importante, concentre-se peça ou agradeça, e acenda a vela de preferência com um palito de fósforo, isso é apenas tradição, o importante é o elemento fogo. As velas de sebo remete à Exu, pois é fabricada com sebo animal e parafina, matéria mais densa própria para a sintonia de Exu. As velas de cera de abelha podem ser ofertadas aos Orixás visto que a cera e o mel de abelha é um elemento apaziguador mais espiritual entendem?
Quando você oferta uma vela para um orixá ou Exu com um propósito firme, seu pedido ficará ecoando no firmamento até o término da vela. Não se preocupe com a queima da vela, por exemplo: a vela chorou, apagou, derreteu formando desenho, antes disso se preocupe onde você ascender está livre de corrente de ar, isso influencia muito no queimar da vela. O correto é queimar até o fim.
Muitos tipos de descarrego usam velas, passar a vela nas pessoas e quebra-las ajuda a libertar de energias negativas ( Não façam isso, apenas babalorixas e entidades podem fazer) 
As cores das velas na Umbanda remetem as cores da linha vibracional de cada orixá e também dos chakras no nosso corpo físico, na falta de velas coloridas usa-se as brancas porque o branco é a somatória de todas as cores, veja o raio do sol refletido em um prisma água por exemplo, o branco é fracionado em diversas cores o Arco Iris. O preto é a ausência de cor, as velas pretas são usadas em casos raros com motivos especiais.
Agora uma pequena magia para vocês: Quando estiver com uma mágoa muito grande de alguém entregue essa mágoa ao infinito ascendendo uma vela branca em um pires com água e queimando um papel com o problema escrito entregando esse problema ao infinito e perdoando essa pessoa, pode pedir ao seu anjo da guarda ou ao anjo da guarda da pessoa em questão levar essa mágoa tirando de seu coração. e funciona mesmo!!
Nunca acenda uma vela para prejudicar alguém o fogo é um poderoso elemento e você sabe pode queimar você também, ninguém é tão perfeito sobre a terra....ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NÃO PECOU
Saúde e Paz
Babá Pedro de Odé