sexta-feira, 12 de junho de 2015

Umbanda quem és?

Umbanda, quem és? 

Sou a fuga para alguns, o remédio e a coragem para outros.
Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas. 
Sou o cântico que chama ao convívio seres de outros planos.
Sou a senzala do Preto Velho, a oca do Bugre, a cerimônia do Pajé, a encruzilhada do Exu, o jardim da Ibejada, o nirvana do Indu e o céu dos Orixás.
Sou o café amargo e o cachimbo do Preto Velho, o charuto do Caboclo e do Exu; o cigarro da Pombo-Gira e o doce do Ibeje.
Sou gargalhada da Cigana, o requebro da Dama da Noite, a irreverência do Tiriri, a segurança da tronqueira, a defumação com folhas, o respaldo da Jurema...
Sou o sorriso e a meiguice da Vovó Joaquina, do Pai João, o remédio do Dr. Antonio a traquinada da Sempre viva e do Curruíra a sabedoria da Jacyara e do Embaré, o comando firme da Mestra Paulina e o amor d Oxum e  Oya.
Sou o fluído que se desprende das mãos do médium levando a saúde e a paz.
Sou o isolamento dos orientais onde o mantra se mistura ao perfume suave do incenso. Sou o Templo dos sinceros e o celeiro das almas benditas.
Sou livre. Não tenho preconceitos. Sou determinada e forte.
Minhas forças? Elas estão no homem que sofre e que clama por piedade, por amor, por caridade.
Minhas forças estão nas entidades espirituais que me utilizam para seu crescimento.
Estão nos elementos. Na água, na terra, no fogo e no ar; na pemba, na tuia, na mandala do ponto riscado.
Estão finalmente na tua crença, na tua Fé, que é o elemento mais importante na
minha alquimia.
Minhas forças estão em ti, no teu interior, lá no fundo na última partícula da tua mente, onde te ligas ao Criador.
Quem sou? Sou a humildade, mas cresço quando combatida.
Sou a prece, a magia, o ensinamento milenar, sou cultura.
Sou o mistério, o segredo, sou o amor e a esperança. Sou a cura. Sou de ti.
Sou de Deus. Sou Umbanda.
Só isso. Sou Umbanda.

O preconceito com a Umbanda e Candomble


 Todos  meus filhos de santo mais velhos sabem que gosto de polemizar, detesto pessoas que tem preguiça de pensar, que gostam de comprar e engolir pacotes prontos, serem guiadas como boi de manobra  e serem exploradas por pseudos “pais de santos” ou que se denominam mestres com nomes pomposos, muitas vezes até impronunciáveis em sânscrito ou em outra língua para impressionar os crédulos, tornando-se então escravos em uma nova era. Não mais a escravidão com grilhões, mais a pior  escraviando-os por sua fé pura e sem raciocínio, todo tipo de escravidão é nojento, torpe,vamos usar nosso raciocínio buscando novos ensinamentos, ponderando, muitas vezes até rompendo com o antigo o tradicional, com hábitos de outra era nos colocando na realidade dos dias de hoje.
O Preconceito com a Umbanda e Candomblé
Quantas vezes vcs viram em um questionário de emprego a questão sua religião??
A maioria responde católico ou evangélico no maximo espírita. Quando diz que é espírita deixa muito vaga a reposta:  espírita ou espiritualista? Porque?? Novamente pelo preconceito, bonito é ser espírita kardecista, a elite do espiritismo com obras e obras publicadas, não desmerecendo seus ensinamentos, seus mentores: Emmanuel, Andre Luiz  e recentemente Chico Xavier, que são muito bons, só pregam o bem e a reforma íntima.
Umbandista, Candomblecista nunca. Porque?? Devido ao fato das elites católicas evangélicas kardecista dizer que somos baixo espiritismo que estamos no degrau mais baixo da escada de evolução espírita sempre fazendo o mal e matando galinhas nas encruzilhadas da vida. Estão errados?? não não estão. é essa a imagem que foi divulgada devido a escória dos pais de santo da umbanda e do candomblé, que praticam tais atos visando  apenas o dinheiro sem se preocupar com a espiritualidade. Católicos? e os padres pedófilos? Evangélicos? e os bispos Macedo da vida??? essa escória que pregam em beneficio próprio o nome de Deus?
Falam mal da nossa religião, mas esquecem da inquisição das guerras santas protagonizadas pela igreja católica, da luta na Irlanda a pouco tempo atrás pelos católicos e protestantes em nome  de Deus. Mataram em nome de Deus, estupraram em nome de Deus,seu santo nome foi conspurcado, vilipendiado pelos falsos padres,evangélicos, e também pelos espíritas e espiritualistas devido a isso eu pessoalmente uso o nome OLORUM o criador de tudo, força primaria do universo.
Baixo espiritismo? então quem bate tambor louvando os orixás,só faz  o bem,trabalha para melhorar seu semelhante, não discrimina, não enriquece pela fé, não usa a espiritualidade em proveito próprio, simplesmente se intitula Umbandista e ou Candomblecista deve ser discriminado??
Eu digo e bato no peito SOU UMBANDISTA E CANDOMBLECISTA GRAÇAS A DEUS
E o que é ser Umbandista e Candomblecista?
È complexo e simples essa resposta: A meu ver, ser Umbandista e Candomblecista é: Amar  Natureza, os rios, as matas, as montanhas, amar o seu planeta.... amar e respeitar tudo que nele se encontra os animais, as plantas, os minerais
Amar a seu próximo, seu semelhante, seu irmão, o ser humano em fim com todo seu defeito.
Amar a espiritualidade nossos guias amigos de outras jornadas, que estão conosco para nos ajudarem a progredir nesta encarnação.
Respeitar as diferenças, banir de nossa alma o  PRECONCEITO respeitando as diferenças os gostos e as opções de cada um, seja ela qual for.
Lembrar sempre que cada ser vivo neste planeta tem um objetivo na senda de evolução  seja ele uma pulga ou um elefante
Respeitar os animais e os vegetais como seres viventes passiveis de sentir dor
Respeitar as outras religiões sem polemizar, cada um tem o entendimento conforme seu grau evolutivo
Gente,  seguindo os itens acima estamos louvando os orixás; orixas é amor assim... Orixas são forças primarias da natureza nada é imposto nada é obrigado, até para quem é  iniciado, raspado,adoxado e catulado é dado a ele o direito de seguir ou não; sempre minha gente seu livre arbítrio é sagrado.
 Saúde e Paz
Iré òo
Baba Pedro de Ode


Algumas fotos de nossos trabalhos

                                                                 Festa de Oxossi
                                                                Acará de Xangô
                                                                    Erê Curruira
                                           Trabalho da Vó Joaquina para uma pessoa enferma
                                                             Àguas de Oxum 
                                                                   Yiá Ominoju
                                                           Filhos de Oxossi e Logum
EXU TIRIRI DA KALUNGA


MEU MESTRE, MEU AMIGO, MEU GUARDIÃO

Exu é caminho, é energia é vida é determinação......
È cumpridor da lei, exu é esperto, exu é guardião.....
Exu é trabalho é alegria veloz, exu é viver....
E a alegria e o encanto, é o ponto de santo na veia vibrando
Exu é só viver.....laroyê

Mojuba = meus respeitos   Laroyê = o que fala alto

Quem é Baba Pedro de Odé



Sou Baba Pedro de Odé, 60 anos neste planeta aprendendo sempre, 35 anos de iniciado, sou um dos dirigentes do Tuguel junto com Yiá Ominoju, minha querida esposa e companheira.










Fui literalmente iniciado pela dor, isso mesmo. Com 6 anos de idade, meu filho mais velho teve leucemia mieloide e foi internado no hospital do câncer AC Camargo, começou minha luta..
Durante o tratamento houveram muitas recaídas, e um dia ele foi levado, contra minha vontade,a um terreiro de candomblé, onde demos início a uma série de tratamentos espirituais. No desespero, qualquer esperança de uma mínima melhora era abraçada com fervor.
Em resumo, todos as crianças que estavam com ele naquele grupo faleceram, só ele sobreviveu, logo depois ele foi iniciado á Sango, seu pai de cabeça. Começou aí também minha iniciação para Odé o caçador
Agradeço até hoje a Odeciboquem (Gueza) Edison Zanin "meu pai de santo" in memoriam pelo carinho a meu filho hoje com 39 anos e saudável.
Terminei meu cíclo iniciático com D. Antonia Honorina dos Santos, "in memoriam", a quem muito me ensinou. Atualmente trabalho junto com Yiá Ominoju da Oxum, no Tuguel, onde na medida do possível, procuramos aconselhar, orientar e iniciar as pessoas que nos procuram com os mais variados problemas, no caminho da luz da Umbanda.

Nossa história

 Com respeito a todas as matrizes religiosas Afro-brasileira, temos a concepção que a tradição, litúrgica, erós (segredo) devem ser colocados diante da realidade dos dias atuais, o mundo mudou, a comunicação é online, tudo é muito rápido.
É com esse pensamento que nós trabalhamos, não usamos sacrifícios animais, não fazemos "trabalhos" que interfiram no livre arbítrio de cada um, não fazemos "amarrações".
Procuramos trabalhar com o melhor da tradição candomblecista, adaptando-a à luz da umbanda para os dias de hoje.
Muitos deverão rir, ou maldizer o que faço, mas cada um é cada um, ser único e responsável por suas escolhas. Nós vivemos, graças a Olorum, (Deus) em um país LAICO, então, apesar dos rumores sigo em frente.
Como diz meu mestre Tiriri da Kalunga:
Para  jogar sujeira em outro, primeiro você tem que pegar a sujeira com as mãos, damos apenas o que temos.
Quando apontamos um dedo para criticar alguém, três dedos estão voltados para nós..,

Página inicial



TUGUEL (Terreiro de Umbanda Guerreiros da Luz), é uma entidade sem fins lucrativos, que visa divulgar a Umbanda raiz, pé no chão, Temos como princípio a prática do bem, o auxílio ao próximo, sem esquecer, os que fazem parte de nossa corrente mediúnica, dando ensinamentos básicos, tanto dos dogmas da nossa religião, de matriz afro, com seus mitos e ensinamentos milenares, como a importância desses ensinamentos para a vida prática, tentando assim, dar a todos a oportunidade de crescimento espiritual, a evolução para qual estamos todos nesta jornada, nos dada por Olorum (Deus) no Ayié.(Terra)
Nossas giras são quinzenais, atendendo a todos durante o trabalho, sem qualquer cobrança ou taxa.

Para maiores informações: Fale com Babá Pedro de Odé
pachiaramonte@gmail.com
Cel / whatsapp: 11- 982724234 (tim)