terça-feira, 27 de junho de 2017

Ebós,Comida de Santo de Exu onde e como entregar?


Assunto muito importante vamos examinar:
Toda comida ritualística é elaborada com produtos de primeira qualidade, por pessoas aptas seguindo uma tradição milenar, comida boa, e o orixá absorve apenas uma parte, a emanação o aroma, é isso que eles aceitam e não a parte material, a comida de santo deve ser repartida entre todos presentes, apenas uma parte é oferecida a entidade, o restante deve sim ser entregue no elemento daquela energia, mas não com alguidares de barro e sim com folhas como mamona, embaúba etc... evitando de sujar a natureza.
Os agrados de Exu e Pomba gira no meu ponto de vista, devem ser feitos dentro do terreiro levando para as encruzilhadas se for o caso apenas uma pequena parte em folhas, encruzilhada que me refiro não é de ruas asfaltadas iluminadas e sim em trilhas no mato, ruas de terra com muito pouco movimento e não se deve deixar garrafas, tridentes, as bebidas deverão ser vertidas na terra ou então no máximo em uma cuia de côco.
Evitar de ascender velas no mato isso é muito importante, deixe iluminado em sua casa ou terreiro evitará assim um possível incêndio.
Uma pessoa me questionou....Babá, mas se eu fizer a entrega no mato, os bichos vão comer tudo....
Eu respondi: Exatamente, ótimo, uma vez eu estava com uma entrega para Caboclo e a levei na mata da serra da Cantareira, rezei e coloquei a moranga, espigas de milho e frutas em um circulo forrado de folhas, como tenho o costume de me afastar do local, mas fico de longe só observando um sinal da natureza, eu vi uma família de macaquinhos descer das arvores e se alimentar da oferenda. Perfeito Alafia.
Esse é o sentido das oferendas, mas e os ebós?
Depende, normalmente é nas águas, os peixes se alimentarão ou então enterrado, mas normalmente o Exu da casa é que informa o local da entrega. Discordo totalmente de entregar ebós em cemitério em vez disso melhor enterrar em um local ermo.
Outra barbaridade é a foto acima
Pensem nisso
Saúde e Paz
Babá Pedro de Odé