sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Caboclos na Umbanda

Caboclo na expressão tupi “caa-boc” quer dizer : o que vem da floresta, outra expressão tupi seria “cari’boca” que quer dizer descendente de branco.
Mas os caboclos na Umbanda seriam espíritos de índios e seus descendentes? Sim e não.... nem todo espírito de Ameríndio é caboclo e nem todo caboclo foi Ameríndio, falamos sim de uma egrégora, trabalhando nos terreiros fazendo a caridade, orientando, aconselhando as pessoas que os procuram. Os “caboclos” dividem em : caboclos de pena, e caboclos de couro (boiadeiros) refletindo o momento em que viveram na terra.
São entidades simples e até rústicas, sem nenhuma vaidade, a simplicidade é o seu lema, conselhos e ação, algumas vezes até ríspidas conforme o problema em que estão trabalhando.
Seus nomes são variados observando a língua tupi como: Embaré, Jacyara, Jurema,Ceci, Poty e outros como Mata virgem, Flecheiro, Pena branca/ azul/verde etc..
Muitas dúvidas ainda persistem entre os médiuns como: Outras pessoas podem receber o meu caboclo? Primeiro o Caboclo não é seu, não é sua propriedade, é seu amigo, companheiro de jornada, e nomes quantos tivemos em várias encarnações? Vamos citar um exemplo, a cabocla Jurema, quantos médiuns recebem essa cabocla? Muitos, mas Jurema além de ser uma chefe de falange, também é um ritual no nordeste do Catimbó, das mestras e mestres Juremeiro
Então cabocla Jurema refere-se a uma egrégora de muitas caboclas que usam o mesmo nome, todas subordinadas a Jurema chefe de falange que não baixa em ninguém, e assim por diante.
Nos dias de hoje vemos nos terreiros, caboclos ostentando cocares com penas enormes chegando a arrastar até o chão, porque será?? Muitas vezes parecendo índios americanos, Sioux, Apaches etc.. qual o motivo de ser tão diferentes dos índios brasileiros? Que no maximo ostentam um pequeno cocar ou então alguma peninha na cabeça? Simples a resposta: São os médiuns, que com seu orgulho querem que as “ suas entidades” sejam mais bonitas e fortes, como se pena de aves fossem imprescindível para eles trabalharem. Muitas e muitas vezes a entidade se sujeita a essa condição para poder trabalhar, porque o trabalho para o bem é o principal foco deles.
No candomblé são chamados de “ catiços”, bebem cerveja, fumam charutos e não usam penas, suas oferendas é a base de frutas, milho, peixe etc...
Comparem as imagens e tirem sua própria conclusão
Saude e paz