O nome Jurema Sagrada não tem conotação nenhuma com a cabocla Jurema, e sim com uma espécie de arvore muito comum no nordeste chamada Jurema e existem 2 tipos a jurema branca e a jurema preta.
È um culto muito bonito baseado que os assentamentos das entidades é realizado ao pé da arvore jurema dai a origem do nome Jurema Sagrada.
È realmente o Catimbó, pisado, cantado ao som de Ilus( tipo de atabaque) uma cultura religiosa antiga misturando catolicismo, pajelança, umbanda, e uma pitada de tradições africanas.
Suas entidades são os mestres e mestras juremeiros, eguns no jargão do candomblé, todos tiveram vida terrena e trabalham hoje nessa egrégora chamada Jurema Sagrada que o maior expoente dessa tradição foi a Sra. Maria Eugênia Gonçalves Guimarães chamada de Maria dos Acais, nascida no Recife, e posteriormente morou na Paraíba precisamente na cidade de Alhandra onde fundou seu terreiro até o dia de sua morte, onde ainda hoje existe o imóvel onde ela atendia, sua casa já em ruínas, a igrejinha de S. João Batista que ela e seus filhos construíram, e muitas arvores de jurema centenárias que foram cortadas pelos evangélicos que adquiriram o imóvel....mas....vamos falar um pouco de Jurema....
Seus mestres trabalham na direita ou na esquerda dependendo do que a situação exige, uns dos grandes mestres chama-se MALUNGUINHO que pode vir na linha de esquerda ou como caboclo, trata-se de um escravo que lutou pela liberdade dos outros negros assim como o grande Zumbi dos Palmares.
Também nas reuniões tradicionais de Jurema é servido um chá que é feito com a raiz da jurema preta ( não vou passar a receita) que tomado uma xícara, leva a um estado levemente hipnótico como o Santo Daime facilitando assim o transe mediúnico.
Sim a imagem acima é de uma juremeira soprando a fumaça de seu cachimbo ao contrário, eles fazem isso dependendo do que o momento exige, mas em vez de fumo contém folhas de jurema seca.
Alguns dos mestres/mestras da jurema: Mestre Carlos, mestre pretinho, Mestre Pilão, Zé bebinho, Mestre Flosculo,( filho de Maria dos Acais), Mestre Zé Pilintra, Mestra Paulina, Ritinha, Navalhada, Luziara e tantos outros.....Quê Cidade ( brado dos juremeiros).
"EU ABRO MEUS TRABALHOS COM A FORÇA DA JUREMA
EU JUREI JUREI JUREI...JUREI PERANTE A JUREMA... JUREI E TORNO A JURAR...
JUREI PERANTE A JUREMA...A NUNCA FAZER O MAL..."
Saúde e Paz
Babá Pedro de Odé
Nenhum comentário:
Postar um comentário