terça-feira, 15 de agosto de 2017

Tocar e cantar é necessário?


Sim amigos é necessário, explico o motivo pela minha ótica:

È preciso verbalizar a reza, o som vibra no cosmos, em nosso espirito, e quando muitas pessoas estão rezando ou cantando essa vibração é muito maior somando a energia que cada um está emitindo cantando
Também é importante os atabaques ( mas não imprescindível) visto que dá harmonia aos cantos e danças, que também é importante, porque dançando  se desprende muito mais energias.
Aquela figura da enfermeira nos hospitais pedindo silêncio é perfeita para os hospitais, mas só para os hospitais. No terreiro não existe silencio devido ao fato que os pensamentos das pessoas principalmente da assistência ecoam e formam um burburinho muito grande, então quando a assistência está prestando atenção nos cantos e danças seus pensamentos estão voltados para a gira em si.
Importante também saber o que está cantando, não repetindo palavras como papagaio, sim, sei que existem mantras, mas existem também cantigas em yorubá, angola, que realmente são belas pelo mantra mas a tradução para o português não diz nada.
Me perdoem os adeptos do candomblé tradicional, não quero ferir ninguém, respeito sua liturgia porque além disso vivi muitos anos praticando essa liturgia.
Em nossa casa preferimos cantar em português para que todos compreendam e quando cantamos em ioruba faço questão de traduzir a letra para que todos entendam a reza.
Coloco exemplo do que digo:

Yemanjá
Iyá kòròba ó kòròba ní sàbá ( ioruba)
Mãe que enfeita os cabelos dividindo-os ao meio
Não tem sentido  essa cantiga mas a sonorização é linda
Como musicas melodiosas em inglês mas traduzidas são péssimas a letra

Cantar ou rezar em lingua estranha sem saber o que está dizendo é ser como papagaio, e como o sino que dobra e não diz nada

Acho perfeito um ponto do Sandro Luiz para Yemanja que diz.....Hoje, hoje eu vou cantar...vou louvar na areia em lua cheia a mãe Yemanja

Já diz o ditado...QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA

Saúde e Paz
Babá Pedro de Odé