Voce muito provavelmente quando era criança, ouviu lendas aqui do Brasil como: A mula sem cabeça, o homem do saco, saci pererê e tantas outras que eram ditas no intuito de assusta-lo para a criança ficar mais quieta. Com seu crescimento e aprendizado todas essas lendas ficaram inuteis.
As lendas dos Orixas são um pouco diferente, mas muitos que entram na religião, ficam fascinados por essas lendas, não conseguem entender, que seu significado, era apenas para dar conduta moral, religiosa,social, aos homens daquela época.
Veja, estamos falando de pessoas da Africa antiga, mais de 3000 anos atraz, sem o menor conhecimento que temos hoje, com remédios fitoterapicos que realmente não curam nada, e "trabalhos" magisticos que são até hilários ( como trabalho para curar gonorréia) doença endêmica na época, não existiam antibióticos, trabalho para a mulher não morrer no parto (eclâmpsia) coisas que hoje são problemas faceis de resolver.
Outras são para dar orientação moral ao povo daquela época como a que diz que Orugã estuprou sua mãe Yemanjá
Ainda temos lendas que inspiram rivalidades entres aldeias como Xangô não fica em um lugar onde Obaluaye esteja, sabe que essa lenda ainda nos dias de hoje é posta em prática em algumas casas de candomble aqui no Brasil? Que Nanã não suporta Ogum? rivalidades entre Orixás....ridiculo.
Outras com cunho instrutivo até hoje como: Ogum chegou a uma aldeia e ninguem falava com ele, revoltado matou todo mundo soube então que era o dia de silencio da população, e se arrependeu... Síntese: Não tome atitude drástica quando está com raiva.
Outra, Olorum deu os mares a Yemanja, tudo era calmo sem ondas, uma imensa lagoa,um dia Yemanjá queixou-se a Olorum que os homens jogavam muito lixo no mar e até urinavam e defecavam na água, Olorum então autrtizou Yemanjá a devolver o lixo a terra, surgiu então as ondas do mar....Síntese: Não jogue lixo e esgoto no mar, respeite a natureza, seu planeta, sua casa.
O grande sociólogo frances Pierre Verger babalawo Fatumbi, escreveu varias lendas e trabalhos daquela época, vários ditados africanos importantes até os dias de hoje, mas precisamos passar todos á luz dos dias atuais. Ditados importantes não podem ser esquecidos e sim praticados como:
Quando voce aponta um dedo para alguem, tres dedos estão voltados a voce.
Existe a hora de pensar, analisar nossos atos e depois pedir desculpas
Só levanta para ensinar, aquele que sentou para aprender
Respeite os pés de quem pisou na terra antes de você
Pai, mãe, avós, são sagrados nunca levante a voz
Respeite as duas pontas da vida....A criança e o velho
Lembre de seus ancestrais com carinho e gratidão.
Saúde e Paz
Babá Pedro de Odé