terça-feira, 28 de março de 2017

OTA UM DOS GRANDES FUNDAMENTOS


Todos Orixás de Oxalá a Exu usam otas (seixos) em seu assentamento, inclusive o Ya Ori
Cada Orixá usa um Ota especifico para o assentamento exemplo O YaOri usa um Otá branco quase leitoso como o de Oxalá, Obaluaye tem um Otá com marcas depressões e não é branco e assim sucessivamente.
O Ota de Exu chama-se Yangi ( pedra laterita impregnada com minério de ferro)
Mas atenção: cristal não é Otá, cristal é apenas um captador de energia, deve estar dentro de um assentamento mas não pode substituir o Otá
Um Otá deve ser coletado na natureza em rios, beira de montanhas, dentro da terra, do mar, da cachoeira, do mangue, na mata, para cada Orixá existe um Otá especifico e maneiras de coletar, temos que saber se ele está vivo ou não, caso não esteja torna-se uma simples pedrinha.
Não pode ser polido artificialmente nem colorido, tem que ser natural, preferencialmente que você o pegue em seu habitat após rituais específicos que variam de casa a casa
Nunca compre em casas de umbanda é um fundamento muito importante que não pode passar pelas mãos alheias.
È tão importante que tudo, mas tudo, que contem o ibá é dispensável excluindo ele, se o assentamento for quebrado e sobrar só o Ota ele poderá ser refeito, caso contrario não.
Um Otá é sagrado, não pode ser virado, trocado de posição e principalmente deve ser limpo (osé) todo mes, e realimentado com os elementos de sua feitura.
Inclusive a água da quartinha de louça ( no caso do Ya Ori) não pode ser despachada todinha no osé, tem que reservar uma pequena parte para repor todo o conteúdo.
Esse é um dos maiores fundamentos, um simples Otá humilde perante todas as outras coisas que colocam nos Ibás que na realidade são até dispensáveis.
Saúde e Paz
Baba Pedro de Odé

Nenhum comentário: