domingo, 25 de setembro de 2016
Ebos e Oferendas qual a diferança
Muitas pessoas vão a um terreiro seja de umbanda ou candomble se consultar e recebem a orientação que precisam fazer um ebó, ou então dar um agrado a seu santo ou mesmo os dois rituais, mas não explicam o porque da necessidade de tais atos, vou tentar explicar de modo simples sob minha ótica:
Existem vários e vários tipos de ebós, ebó branco, ebó exu, ebó egum, ebó riru, ebó de água, de fogo etc...cada qual para um motivo especial, mas todos são para limpar a áura da pessoa, removendo energias negativas que podem estar prejudicando a pessoa no momento.
Pessoas que trabalham em lugares insalubres espiritualmente como: hospitais, cadeias, cemitérios,casas de jogo, bares, boates etc....devem de tempos em tempos cuidar de sua áura, devido a grande quantidade de energias-livres no ambiente que aos poucos vão impregnando seu corpo espiritual com cargas negativas. Pessoas que sofreram ação de trabalho espiritual, é fundamental passar por ebó antes de fazer qualquer coisa no campo espiritual, pessoas assediadas, médiuns que pararam de trabalhar por qualquer motivo também.
Os ebós seja do tipo que for com o uso de rezas, elementos da natureza, comidas, água,fogo, terra e ar magnetizam temporariamente essas energias-livres que estão na áura da pessoa, trazendo então essas energias para os elementos usados, ficando imantadas temporariamente neles.
Todos que passaram por ebós sentem no físico após os procedimentos, leveza, como se tirassem de seu corpo alguns quilos,alguns ficam até sonolentos, porque tiraram essa energia negativa de seu corpo astral.
Um ebó tem que ser preparado por sacerdote qualificado, os elementos que o compõe vem de praticas milenares transmitida por ensinamento de anos e anos e cada elemento tem seu objetivo, imagine um bolinho de farinha com um pedacinho de carvão em cima, ou uma moeda,ou envolto por alpiste tem um objetivo especifico, que não posso explicar nesse blog, ou então um circulo com uma entrada feito de pólvora e estourado, nada é por acaso....quando então se diz....quem apaga o fogo....a água,,,,quem pode mais...é Deus.....são ritualísticas importantes para ajudar aquela pessoa
Pessoas vitimas de trabalhos ( veja o artigo sobre despachos e feitiços) é fundamental quem sofreu essa violência passar sim por ebó para remover essa energia maléfica que foi enviada por um coitado que não sabe que existe sim e muito eficaz e severa uma lei chamada LEI DO RETORNO
OFERENDAS
As oferendas são comidas oferecidas aos orixás, como forma de agradecimento, de suplica, para cada orixá são específicas, podem ser apenas um prato bem elaborado ou até então uma mesa completa.
O fundamental não é a quantidade, mas sim a qualidade a intenção e principalmente a fé.
Oferendas são comidas, frutas, lamparinas de óleos essenciais, e não objetos como espelhos, bijuterias, fitas, alguidares de barro que não fazem parte da natureza.
Quando se oferece uma comida aos orixas, estamos oferecendo também a nossos ancestrais, então devemos come-la repartir com nosso próximo, apenas reservar a primeira porção para o orixa, entregando no seu elemento natural usando uma folha como prato e não em um alguidar, uma entrega como disse sera absorvida pela natureza. Não concordando como algumas casas fazem entrega para Yemonja com barquinhos, perfumes, espelhos que no final o mar joga tudo isso na praia creio que poderia ser com flores, arroz, coisas que a natureza absorve.
Mas voltamos ao tema... Uma comida a ser feita para o orixa, deverá ser preparada com muita higiene, com produtos escolhidos um a um, preparada com rezas especificas, sempre com uma vela acesa e principalmente por uma pessoa competente e treinada, visto que não é uma comida qualquer.
A pessoa ofertante deverá passar por banho de ervas e vestir-se de branco, sentará em uma esteira e então o sacerdote começara a rezar para aquele orixa em questão, cantando e louvando, pedindo tudo de bom para o ofertante como saúde, paz, abertura de caminhos etc... depois jogará um obi para confirmar se o orixa aceitou a oferenda...isso é muito importante.... tudo aceito, vamos rezar para a comida e distribui-la entre os presentes para compartilhar o axé, mas antes separaremos uma porção para ser entregue na natureza...
O Ato de dividir o alimento, entre os presentes até hoje é usado em muitas religiões, católica, evangélica, muçulmana, budista, xintoísta, Judaica, candomblecista, umbandista etc.... lembre-se Jesus um dia dividiu o pão entre os presentes
Se gostou do artigo, deixe um comentário, se esqueci de algo também comente, peço a todos que leem o blog se acha interessante, divulguem por favor
Saúde e Paz
Baba Pedro de Odé
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário