Caboclo na expressão tupi “caa-boc” quer dizer : o que vem
da floresta, outra expressão tupi seria “cari’boca” que quer dizer descendente
de branco.
Mas os caboclos na Umbanda seriam espíritos de índios e seus
descendentes? Sim e não.... nem todo espírito de Ameríndio é caboclo e nem todo
caboclo foi Ameríndio, falamos sim de uma egrégora,
trabalhando nos terreiros fazendo a caridade, orientando, aconselhando as
pessoas que os procuram. Os “caboclos” dividem em : caboclos de pena, e
caboclos de couro (boiadeiros) refletindo o momento em que viveram na terra.
São entidades simples e até rústicas, sem nenhuma vaidade, a
simplicidade é o seu lema, conselhos e ação, algumas vezes até ríspidas
conforme o problema em que estão trabalhando.
Seus nomes são variados observando a língua tupi como:
Embaré, Jacyara, Jurema,Ceci, Poty e outros como Mata virgem, Flecheiro, Pena
branca/ azul/verde etc..
Muitas dúvidas ainda persistem entre os médiuns como: Outras
pessoas podem receber o meu caboclo? Primeiro o Caboclo não é seu, não é sua
propriedade, é seu amigo, companheiro de jornada, e nomes quantos tivemos em
várias encarnações? Vamos citar um exemplo, a cabocla Jurema, quantos médiuns
recebem essa cabocla? Muitos, mas Jurema além de ser uma chefe de falange,
também é um ritual no nordeste do Catimbó, das mestras e mestres Juremeiro
Então cabocla Jurema refere-se a uma egrégora de muitas
caboclas que usam o mesmo nome, todas subordinadas a Jurema chefe de falange
que não baixa em ninguém, e assim por diante.
Nos dias de hoje vemos nos terreiros, caboclos ostentando
cocares com penas enormes chegando a arrastar até o chão, porque será?? Muitas
vezes parecendo índios americanos, Sioux, Apaches etc.. qual o motivo de ser
tão diferentes dos índios brasileiros? Que no maximo ostentam um pequeno cocar
ou então alguma peninha na cabeça? Simples a resposta: São os médiuns, que com
seu orgulho querem que as “
suas entidades” sejam mais bonitas e fortes, como se pena de aves
fossem imprescindível para eles trabalharem. Muitas e muitas vezes a entidade se
sujeita a essa condição para poder trabalhar, porque o trabalho para o bem é o
principal foco deles.
No candomblé são chamados de “ catiços”, bebem cerveja,
fumam charutos e não usam penas, suas oferendas é a base de frutas, milho,
peixe etc...
Comparem as imagens e tirem sua própria conclusão
Saude e paz